Índice do Artigo

mais flexibilidade

AMD FreeSync: o que é e como funciona?

O FreeSync melhora a exibição de games em movimento e permite mais flexibilidade para o usuário

amd freesync chamada
Créditos: AMD/Reprodução

Está pesquisando por monitores e se deparou com o nome AMD FreeSync e não sabe o que isso significa? Entenda nesse artigo o que é essa tecnologia de monitores com taxas de atualização variáveis e como eles podem ser muito úteis para setups focados em jogos.

De forma geral, o AMD FreeSync ajuda a melhorar a exibição de imagens em movimento, especialmente jogos, com mais suavidade e sem artefatos de quebra de imagem. Isso porque a taxa de atualização do monitor se ajusta exatamente à taxa de quadros do conteúdo exibido, mesmo que ela sofre variações constantes.

Para entendermos melhor como essa tecnologia pode ser um grande “upgrade” para jogadores, precisamos ter claro alguns conceitos básicos.

AMD FreeSync technology
AMD/Reprodução

O que é taxa de atualização?

Quando falamos em taxa de atualização em monitores, TVs, ou telas em geral, estamos falando de ciclos em que a imagem que está sendo exibida é atualizada para mostrar uma nova. Monitores de 60Hz, por exemplo, atualizam sua exibição a cada 33,3 milissegundos. Ou seja, 60 vezes a cada segundo.

Se você está assistindo a um vídeo em 60fps (frames por segundo ou quadros por segundo) nessa tela, o vídeo tende a estar em uma sincronia perfeita com o display. Ou seja, a cada quaro novo que o vídeo exibe, o monitor se atualiza para exibir a imagem atualizada.

Se você está vendo um vídeo em 30fps, cada quadro, ou “foto” do vídeo permanece estático por 66,6 milissegundos. Isso quer dizer que o monitor atualiza sua exibição duas vezes para cada a cada frame original do vídeo.

E o que isso tem a ver com jogos?

Muitas vezes quando jogamos diferentes títulos, especialmente no PC, não podemos esperar sempre por taxas de quadros estáveis. Por vezes, os jogos podem ter áreas mais pesadas, ou mesmo as leves, que variam bastante a sua exibição de taxa de quadros, a medida em que o hardware do seu PC leva mais ou menos tempo para renderizar cada quadro.

Sem sincronização vertical e em telas de 60Hz padrão, o resultado final é uma imagem que parece pouco fluida com tanta variação e sem sincronização com a atualização do monitor.

Mesmo com a sincronização vertical (V-Sync) em uso, essas variações ainda podem ser percebidas em alguns casos e também pode provocar aumento em latência.

O AMD FreeSync (e outras tecnologias de Variable Refresh Rate) brilham justamente nesses cenários. A taxa de atualização (Hz) do monitor é ajustada em tempo real para casar com a taxa de quadros (fps) que estão sendo exibidos.

tearing freesync off
Exemplo de quebra de imagem em jogos (AMD/Reprodução)

Dessa forma, a tela estará sempre exibindo um quadro completo na tela, independente de quanto tempo ele demorou para ser feito pela GPU. Isso dento dos limites da tecnologia e da taxa de atualização do monitor, é claro.

A imagem acaba ficando bem mais fluida e sem artefatos, o que também permite mirar em taxas de quadros mais altas que 60fps sem problemas como esses. Em monitores acima de 60Hz, é claro, como grande parte do que encontramos hoje no mercado.

Diferentes categorias do AMD FreeSync

Ao procurar monitores, é possível que você tenha se deparado com diferentes nomes para o AMD FreeSync. Exitem três variações da tecnologia para diferenciar. A tabela abaixo resume bem as diferenças em recursos.

AMD FreeSyc tabela variacoes
AMD/Reprodução

AMD FreeSync (padrão)

A tecnologia FreeSync mais básica suporta monitores de alta resolução (horizontal de 3440 pixels ou mais) apenas em taxas de atualização de até 60Hz.

Telas de resoluções menores, como 1080p e 1440p recebem suporte à tecnologia se tiverem taxas de atualização a partir de 144Hz

AMD FreeSync Premium

Nessa segunda categoria, monitores de alta resolução com taxas de atualização a partir de 120Hz já são suportados.

Os monitores com resoluções menores, como 1080p e 1440p recebem suporte a essa versão se tiverem uma taxa de atualização de pelo menos 200Hz.

AMD FreeSync Premium Pro

Essa última categoria tem basicamente os mesmos recursos que a anterior. A adição aqui é a compatibilidade à reprodução em HDR sem aumento de latência.

Qual a diferença entre o AMD FreeSync e o NVIDIA G-Sync?

Tanto o FreeSync quanto o G-Sync são tecnologias que atuam de formas semelhantes para atingir os mesmo resultados, em geral. Mas enquanto a solução da AMD é baseada no padrão VESA Adaptive-Sync, o G-Sync usa um módulo proprietário da NVIDIA.

O FreeSync funciona com placas de vídeo da AMD e também nas mais recentes placas da NVIDIA. O G-Sync Standard tem compatibilidade apenas com placas Nvidia, mas monitores com sua variação G-Sync Compatible são certificados para funcionar também com placas AMD compatíveis com Adaptive-Sync.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções